SOBRE O ASSINCRONISMO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Amarildo Melchiades Silva UFJF

Resumo

Este artigo toma como ponto de partida uma situação ocorrida em uma sala de aula da graduação em Matemática de uma instituição de ensino superior durante uma pesquisa sobre a produção de significados de estudantes do Curso de Matemática. Durante a observação, identifiquei aspectos relevantes ligados aos processos de ensino e de aprendizagem decorrentes da proposta e concepções do professor em sala de aula e das dificuldades de aprendizagem dos alunos sugerindo um assincronismo entre esses processos. Tal assincronismo parece ter ocorrido a partir do não entendimento do docente de que o tempo real de aprendizagem e o tempo institucional fixado para o ensino de uma disciplina matemática, em geral, não coincidem. A análise deste fato ocorreu a partir da observação da dinâmica da sala de aula e do cruzamento das informações presente na fala do professor e das entrevistas com alunos da turma, usando como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos.

 

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem. Produção de Significados. Álgebra Linear.

Biografia do Autor

Amarildo Melchiades Silva, UFJF

Professor Associado alocado no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Líder do Núcleo de Investigação, Divulgação e Esttudos em Educação Matemática/NIDEEM

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Silva, A. M. (2015). SOBRE O ASSINCRONISMO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM UMA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3280