ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem pode ser visto como a busca pelo desenvolvimento do conhecimento do estudante por meio da contextualização e aplicação dos temas trabalhados considerando que a aprendizagem deve partir das ideias já existentes e que o professor deve ser visto como o mediador e gestor de situações de aprendizagem. Uma das possibilidades para se proporcionar uma aprendizagem mais efetiva é o ensino por experimentação, no qual o próprio estudante deve buscar explicações para os resultados, investigando as possíveis relações entre os conhecimentos envolvidos. Neste trabalho, pretendeu-se avaliar aspectos do ensino-aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental e identificar possíveis obstáculos enfrentados na escola que geram dificuldades de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de questionários destinados aos estudantes das turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental em uma escola pública do Estado da Paraíba, Brasil. Os resultados apontam que ainda é necessária uma mudança na forma de abordagem do conteúdo de microbiologia, devido à maioria dos alunos terem uma visão distorcida e desconexa de fatos do cotidiano. A utilização de modalidades didáticas alternativas podem favorecer uma aprendizagem mais eficaz e a investigação é um dos meios de se chegar a esta aprendizagem.
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