ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Luiz Sodré-Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Tatianny de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem pode ser visto como a busca pelo desenvolvimento do conhecimento do estudante por meio da contextualização e aplicação dos temas trabalhados considerando que a aprendizagem deve partir das ideias já existentes e que o professor deve ser visto como o mediador e gestor de situações de aprendizagem. Uma das possibilidades para se proporcionar uma aprendizagem mais efetiva é o ensino por experimentação, no qual o próprio estudante deve buscar explicações para os resultados, investigando as possíveis relações entre os conhecimentos envolvidos. Neste trabalho, pretendeu-se avaliar aspectos do ensino-aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental e identificar possíveis obstáculos enfrentados na escola que geram dificuldades de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de questionários destinados aos estudantes das turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental em uma escola pública do Estado da Paraíba, Brasil. Os resultados apontam que ainda é necessária uma mudança na forma de abordagem do conteúdo de microbiologia, devido à maioria dos alunos terem uma visão distorcida e desconexa de fatos do cotidiano. A utilização de modalidades didáticas alternativas podem favorecer uma aprendizagem mais eficaz e a investigação é um dos meios de se chegar a esta aprendizagem. 

Biografia do Autor

Luiz Sodré-Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande.

Laboratório de Ensino de Microbiologia.

Ensino de Microbiologia nos níveis fundamental, médio e superior.

Maria Tatianny de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciatura em Ciências Biológicas

Centro de Educação e Saúde

Universidade Federal de Campina Grande

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

Sodré-Neto, L., & Vasconcelos, M. T. de O. (2017). ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3410