PROFESSOR, POR QUE A MATEMÁTICA É ASSIM?

Autores

  • Juliana Alves de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Susilene Garcia da Silva Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo trata de algumas considerações e justificativas de professores da Educação básica e graduandos de Matemática que participaram de um minicurso no qual o objetivo foi discutir alguns porquês matemáticos presentes na sala de aula da Educação Básica. A partir das discussões realizadas durante o minicurso pudemos observar as dificuldades na compreensão de alguns conceitos matemáticos, que inferimos, seriam de fácil entendimento por envolverem apenas conteúdos dos ensinos fundamental e médio. A partir da leitura deste texto, é possível observar que muitos dos conteúdos e conceitos que fazem parte do dia a dia das aulas de Matemática não são realmente compreendidos e suas explicações muitas vezes se baseiam no senso comum.

Biografia do Autor

Juliana Alves de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ 2010), Mestre em Educação Matemática pela mesma Universidade (2013) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Possui experiência no ensino básico. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora do quadro efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMS, Campus de Aquidauana.

Susilene Garcia da Silva Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, docente do curso de Licenciatura em Matemática da UFMS – Campus de Aquidauana, e coordenadora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Matemática na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

Souza, J. A. de, & Oliveira, S. G. da S. (2017). PROFESSOR, POR QUE A MATEMÁTICA É ASSIM?. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3429