O USO DE CONSTRUÇÕES MANUAIS E DO SOFTWARE POLY PRO NO ESTUDO DE POLIEDROS

Autores

  • André Tenório IFRJ/UFF
  • Daniele Vidal de Aguiar SEEDUC-RJ
  • Thaís Tenório UFF/UAB

Resumo

Nas escolas brasileiras são frequentes dificuldades de aprendizagem em Geometria. Uma opção para tentar aprimorar o ensino do conteúdo é inserir métodos alternativos, o que torna interessante estudá-los. Nesta pesquisa, o objetivo foi comparar o uso de construções manuais e o emprego do software de geometria dinâmica Poly Pro na aprendizagem de poliedros. A metodologia adotada requereu a participação de duas turmas de 2ª série do Ensino Médio, ambas de uma mesma escola estadual no Rio de Janeiro. Primeiramente, aulas do conteúdo de poliedros, exercícios e pré-testes idênticos foram ministrados a ambas as turmas. Então uma turma recebeu um reforço pedagógico baseado na modelagem de poliedros de Platão com canudos e barbante. Na outra, o reforço foi embasado no uso do software Poly Pro. Então, ambas realizaram um pós-teste idêntico, com nível de dificuldade similar ao pré-teste. Depois, cada aluno respondeu a um questionário de percepções sobre as aulas ministradas. Por meio das notas obtidas no pré teste e no pós-teste, a evolução dos desempenhos foi comparada e os dois métodos de reforço mostraram-se equivalentes, estatisticamente. Nas duas turmas, os alunos afirmaram ter gostado mais do ensino-aprendizagem com recursos interativos frente ao expositivo. Segundo a percepção do docente, eles se mostraram motivados e interessados nas aulas de reforço devido aos métodos de ensino. As dificuldades de aprendizagem mais comuns, reconhecidas a partir da análise da resolução das questões, envolveram deficiências no aprendizado de Geometria do Ensino Fundamental, em cálculos algébricos e na contagem de vértices, arestas e faces dos poliedros.

Biografia do Autor

André Tenório, IFRJ/UFF

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB).

Daniele Vidal de Aguiar, SEEDUC-RJ

Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática. Professora da Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Thaís Tenório, UFF/UAB

Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Tenório, A., Aguiar, D. V. de, & Tenório, T. (2017). O USO DE CONSTRUÇÕES MANUAIS E DO SOFTWARE POLY PRO NO ESTUDO DE POLIEDROS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3858