A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA FRENTE À DICOTOMIA LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Wanderson Diogo Andrade da Silva ETI Antônio Albuquerque de Souza Filho

Resumo

O presente estudo visa dialogar sobre a formação do professor de Química frente à dicotomia licenciatura versus bacharelado que tanto fragiliza a formação para a docência. Dentro de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Iguatu/CE, que oferece um curso de licenciatura em Química. 19 alunos do curso participaram como sujeitos do estudo. Utilizou-se da entrevista estruturada, aplicada em formato de questionário, e da análise documental do projeto pedagógico do referido curso como instrumentos de coleta de dados, sendo analisados pela técnica de triangulação de métodos. O curso foi criado recentemente, mas já passou por uma mudança na oferta de disciplinas, sendo incluídas algumas novas, além de um semestre a mais, resultando em oito. As disciplinas são distribuídas de modo que haja uma proporção justa entre as disciplinas pedagógicas e específicas, mas na prática, os alunos ainda visualizam as disciplinas específicas como as mais importantes para a formação docente, percebendo as pedagógicas como menos importantes. 

Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, ETI Antônio Albuquerque de Souza Filho

Licenciado em Química (IFCE), Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Politicas de Inclusão (UCAM), Especialização em andamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC) e em Orientação e Mobilidade (IFCE). Professor do ensino médio na rede estadual de ensino no Ceará.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Andrade da Silva, W. D. (2017). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA FRENTE À DICOTOMIA LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3928