A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA FRENTE À DICOTOMIA LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente estudo visa dialogar sobre a formação do professor de Química frente à dicotomia licenciatura versus bacharelado que tanto fragiliza a formação para a docência. Dentro de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Iguatu/CE, que oferece um curso de licenciatura em Química. 19 alunos do curso participaram como sujeitos do estudo. Utilizou-se da entrevista estruturada, aplicada em formato de questionário, e da análise documental do projeto pedagógico do referido curso como instrumentos de coleta de dados, sendo analisados pela técnica de triangulação de métodos. O curso foi criado recentemente, mas já passou por uma mudança na oferta de disciplinas, sendo incluídas algumas novas, além de um semestre a mais, resultando em oito. As disciplinas são distribuídas de modo que haja uma proporção justa entre as disciplinas pedagógicas e específicas, mas na prática, os alunos ainda visualizam as disciplinas específicas como as mais importantes para a formação docente, percebendo as pedagógicas como menos importantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.