A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA FRENTE À DICOTOMIA LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Wanderson Diogo Andrade da Silva ETI Antônio Albuquerque de Souza Filho

Abstract

O presente estudo visa dialogar sobre a formação do professor de Química frente à dicotomia licenciatura versus bacharelado que tanto fragiliza a formação para a docência. Dentro de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Iguatu/CE, que oferece um curso de licenciatura em Química. 19 alunos do curso participaram como sujeitos do estudo. Utilizou-se da entrevista estruturada, aplicada em formato de questionário, e da análise documental do projeto pedagógico do referido curso como instrumentos de coleta de dados, sendo analisados pela técnica de triangulação de métodos. O curso foi criado recentemente, mas já passou por uma mudança na oferta de disciplinas, sendo incluídas algumas novas, além de um semestre a mais, resultando em oito. As disciplinas são distribuídas de modo que haja uma proporção justa entre as disciplinas pedagógicas e específicas, mas na prática, os alunos ainda visualizam as disciplinas específicas como as mais importantes para a formação docente, percebendo as pedagógicas como menos importantes. 

Author Biography

Wanderson Diogo Andrade da Silva, ETI Antônio Albuquerque de Souza Filho

Licenciado em Química (IFCE), Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Politicas de Inclusão (UCAM), Especialização em andamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC) e em Orientação e Mobilidade (IFCE). Professor do ensino médio na rede estadual de ensino no Ceará.

Published

2017-11-07

How to Cite

Andrade da Silva, W. D. (2017). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA FRENTE À DICOTOMIA LICENCIATURA VERSUS BACHARELADO: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3928