DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Docente de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost.
  • Rodrigo Dalla Vecchia Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS.
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Resumo

Neste artigo apresentamos o relato de uma atividade que foi realizada em um Curso de Extensão, em que licenciandos em Matemática desenvolveram o design de problemas com o uso de Tecnologias Digitais, com o propósito de que tais problemas fossem aplicados a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na atividade, os licenciandos puderam optar pelas Tecnologias Digitais que seriam utilizadas no design e determinar os objetivos de ensino e aprendizagem que poderiam ser atingidos com a proposta. Como parte da atividade, os licenciandos também tiveram a oportunidade de resolver e avaliar os problemas produzidos pelos demais colegas, com intuito de que sugestões fossem dadas aos designers, o que contribuiu para que esses problemas pudessem ser propostos e resolvidos por alunos dos Anos Finais. Com a realização da atividade, podemos depreender que o design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais é uma perspectiva educacional que pode contribuir com a formação inicial de professores, uma vez que favorece o processo de reflexão e potencializa a produção de conhecimento matemático, pedagógico e tecnológico. 

Biografia do Autor

Fabiane Fischer Figueiredo, Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Docente de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost.

Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Docente de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost.

Rodrigo Dalla Vecchia, Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS.

Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

Figueiredo, F. F., Vecchia, R. D., & Oliveira Groenwald, C. L. (2017). DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3943