DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste artigo apresentamos o relato de uma atividade que foi realizada em um Curso de Extensão, em que licenciandos em Matemática desenvolveram o design de problemas com o uso de Tecnologias Digitais, com o propósito de que tais problemas fossem aplicados a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na atividade, os licenciandos puderam optar pelas Tecnologias Digitais que seriam utilizadas no design e determinar os objetivos de ensino e aprendizagem que poderiam ser atingidos com a proposta. Como parte da atividade, os licenciandos também tiveram a oportunidade de resolver e avaliar os problemas produzidos pelos demais colegas, com intuito de que sugestões fossem dadas aos designers, o que contribuiu para que esses problemas pudessem ser propostos e resolvidos por alunos dos Anos Finais. Com a realização da atividade, podemos depreender que o design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais é uma perspectiva educacional que pode contribuir com a formação inicial de professores, uma vez que favorece o processo de reflexão e potencializa a produção de conhecimento matemático, pedagógico e tecnológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.