ENTÃO... EU NÃO USO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS?
Resumo
Este artigo discute o uso de problemas nas aulas de Matemática. Buscando elementos para esta reflexão investigou-se como professores da Educação Básica utilizam, ou não, a Resolução de Problemas em suas aulas. Foram participantes desta pesquisa, sete professores de Matemática de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram questionários semi-estruturados, contendo duas questões. A análise dos dados foi realizada de modo qualitativo, relacionando a teoria apresentada com as respostas dos professores. Os resultados evidenciaram que os professores participantes não utilizam a Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino de Matemática. O uso mais comum dos problemas, nas aulas de Matemática, é como aplicação da teoria ou são enfatizados os passos de resolução do problema. Conclui-se, assim, que é preciso avançar em direção à promoção da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, valorizando a construção do conhecimento pelo próprio aluno.
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