AS RELAÇÕES EPISTÊMICAS COM OS SABERES DOCENTES EM SALA DE AULA EM UM PIBID/FÍSICA
Resumo
No presente artigo, apresentamos os resultados de uma investigação realizada por intermédio de autoscopias, em que buscamos compreender as relações epistêmicas com o saber que estudantes de licenciatura em Física e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) apresentaram durante as aulas que ministraram. Os dados foram analisados segundo os procedimentos da Análise Textual Discursiva e por meio de um instrumento denominado Matriz 3x3, o qual nos forneceu categorias a priori. Emergiram ainda subcategorias alocadas nos setores da Matriz 3x3: o domínio do conteúdo; a preparação para a aula; a utilização do tempo e recursos em sala de aula; as mudanças de estratégias de ensino; a autoavaliação e o planejamento de ações futuras; o aprendizado enquanto aluno e as reflexões a respeito da aprendizagem. A partir dos dados foi possível admitir que a relação epistêmica com o conteúdo, com o ensino e com a aprendizagem dos estudantes do PIBID, está associada às teorias de Schön e Tardif.Downloads
Publicado
2017-06-09
Como Citar
Martinez Piratelo, M. V., Aparecida Teixeira, L., de Mello Arruda, S., & Meneghello Passos, M. (2017). AS RELAÇÕES EPISTÊMICAS COM OS SABERES DOCENTES EM SALA DE AULA EM UM PIBID/FÍSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3968
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.