UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO CONTRATO DIDÁTICO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS E FÍSICOS

Autores

  • Larissa Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho apresenta um levantamento bibliográfico para identificar e analisar as pesquisas sobre Contrato Didático em aulas relacionadas a conhecimentos químicos e físicos no Brasil. O Contrato Didático foi inicialmente estudado por Brousseau (1986), e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na maioria, implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. Realizamos uma análise das tendências das publicações acadêmicas em periódicos e em anais de eventos em química, física e ensino das ciências. Os resultados apontam o baixo número de trabalhos de Contrato Didático para conteúdos químicos e físicos. Nos eventos, observamos o crescimento de publicações sobre o tema, que pode refletir num crescimento do número de programas de pesquisa em ensino de interessados no Contrato Didático.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de QuímicaÁrea de Ensino de Química

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Souza, L. O. de, Simões Neto, J. E., Silva, F. C. V. da, & Brito Lima, A. P. de A. (2017). UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO CONTRATO DIDÁTICO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS E FÍSICOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4002