UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO CONTRATO DIDÁTICO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS E FÍSICOS

Autores/as

  • Larissa Oliveira de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen

O presente trabalho apresenta um levantamento bibliográfico para identificar e analisar as pesquisas sobre Contrato Didático em aulas relacionadas a conhecimentos químicos e físicos no Brasil. O Contrato Didático foi inicialmente estudado por Brousseau (1986), e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na maioria, implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. Realizamos uma análise das tendências das publicações acadêmicas em periódicos e em anais de eventos em química, física e ensino das ciências. Os resultados apontam o baixo número de trabalhos de Contrato Didático para conteúdos químicos e físicos. Nos eventos, observamos o crescimento de publicações sobre o tema, que pode refletir num crescimento do número de programas de pesquisa em ensino de interessados no Contrato Didático.

Biografía del autor/a

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de QuímicaÁrea de Ensino de Química

Publicado

2017-11-07

Cómo citar

Souza, L. O. de, Simões Neto, J. E., Silva, F. C. V. da, & Brito Lima, A. P. de A. (2017). UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO CONTRATO DIDÁTICO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS E FÍSICOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4002