A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO: DISCUTINDO O SEU USO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO
Resumo
Esta pesquisa visa apresentar uma proposta didática de uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) intitulada de História e Filosofia da Ciência na sala de aula: Por quê? Para quê? Como?, desenvolvida na Universidade Federal do Piauí (UFPI).Como estratégia metodológica de coleta de dados, adotou-se a utilização de questionários. As respostas dos participantes (alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Ciências da Natureza) da proposta didática foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. De um lado, os resultados da investigação mostraram que discussões sobre a inserção da HFC na formação docente do grupo investigado é incipiente, mostrando certo distanciamento entre as mesmas e a prática docente dos professores de Ciências. Por outro lado, o uso dos temas, descritos naprogramação da proposta didática favoreceram a discussão e aquisição de novos conhecimentos relacionados aos aspectos da HFC. Por fim, destacamos que investir em discussões relacionadas à História e Filosofia da Ciência durante a formação inicial docente pode proporcionar um melhor entendimento acerca do quê, como e por quê usar a HFC na sala de aula.
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.