A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO: DISCUTINDO O SEU USO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO

Autores

  • Lucas Albuquerque do Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Hermano Ribeiro de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí

Resumo

Esta pesquisa visa apresentar uma proposta didática de uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) intitulada de História e Filosofia da Ciência na sala de aula: Por quê? Para quê? Como?, desenvolvida na Universidade Federal do Piauí (UFPI).Como estratégia metodológica de coleta de dados, adotou-se a utilização de questionários. As respostas dos participantes (alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Ciências da Natureza) da proposta didática foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. De um lado, os resultados da investigação mostraram que discussões sobre a inserção da HFC na formação docente do grupo investigado é incipiente, mostrando certo distanciamento entre as mesmas e a prática docente dos professores de Ciências. Por outro lado, o uso dos temas, descritos naprogramação da proposta didática favoreceram a discussão e aquisição de novos conhecimentos relacionados aos aspectos da HFC. Por fim, destacamos que investir em discussões relacionadas à História e Filosofia da Ciência durante a formação inicial docente pode proporcionar um melhor entendimento acerca do quê, como e por quê usar a HFC na sala de aula.

.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

Nascimento, L. A. do, Carvalho, H. R. de, & Silva, B. V. da C. (2017). A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO: DISCUTINDO O SEU USO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4032