TEMAS GERADORES ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Autores

  • Ana Carolina Gomes Miranda Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Ensino de Química e Biologia, Investigação temática, tema gerador

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados referentes às implicações pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem em Química e Biologia através da utilização de temas geradores em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santa Maria, RS. A obtenção de um tema gerador, segundo Freire (2014), ocorre por meio de uma investigação temática. Delizoicov (1990) sistematizou a investigação temática em cinco etapas: 1ª - levantamento preliminar da realidade, 2ª - análise das situações e escolha das codificações, 3ª - círculo de investigação temática, 4ª - Redução temática e 5ª - desenvolvimento do programa em sala de aula. Desta forma, realizou-se uma investigação temática, resultando a emersão do tema gerador “drogas”. A partir disso, desenvolvemos diversas situações de ensino que foram aplicadas a duas turmas de 3ª séries do ensino médio. Os resultados deste trabalho demonstram que a utilização do tema gerador na estrutura do programa das disciplinas escolares favorece o ensino de Química e Biologia, bem como uma formação mais crítica e cidadã dos estudantes.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gomes Miranda, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação em Ciências, doutoranda do Programa de Pós-Graduação
em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Doutor da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Dom Pedrito/RS.

Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências (Química orgânica). Atualmente, é professora titular do
Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Miranda, A. C. G., Pazinato, M. S., & Braibante, M. E. F. (2018). TEMAS GERADORES ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4060