WEBQUEST FÁCIL: UM SITE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marcos Cruz de Azevedo UNIGRANRIO/UNIABEU
  • Cleonice Puggian UNIGRANRIO/UERJ-FFP
  • Clícia Valadares Peixoto Friedmann UERJ/FFP

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. WebQuests. WebQuest Fácil

Resumo

O produto educacional apresentado neste artigo advém de uma pesquisa de Mestrado Profissional que teve como objetivo investigar as potencialidades da metodologia de ensino WebQuest na Formação de Professores de Matemática durante oficinas de formação continuada com o auxílio de um guia de estudos e de um website de criação. A pesquisa uilizou como procedimentos metodológicos: observação participante (com registro em vídeo), questionários e grupo focal com professores de Matemática do ensino fundamental e médio em instituições públicas e privadas da Baixada Fluminense. O produto foi elaborado com o intuito de prover aos professores um recurso que pudesse ser utilizado para facilitar a criação de WebQuests durante as oficinas de formação e com o objetivo de promover a integração entre os recursos tecnológicos e pedagógicos na prática docente. Resultados indicam a potencialidade do produto como ferramenta de apoio à ação docente com tecnologias da informação e comunicação e dados contidos no próprio site indica sua importância para o ensino de ciências e Matemática, assim como, no ensino de outras disciplinas.

Biografia do Autor

Marcos Cruz de Azevedo, UNIGRANRIO/UNIABEU

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO. Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica - UNIGRANRIO. Professor do Centro Universitário UNIABEU, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Educação de Mesquita. Bolsista do Programa de Bolsas Institucionais (PROBIN) - UNIABEU. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade - PENSO, na Linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Formação de Professores. Email: [email protected]

 

Cleonice Puggian, UNIGRANRIO/UERJ-FFP

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Educação pela Universidade de Cambridge. Mestre em Educação pela PUC-Rio e Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2013-2016/2016-2019). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, UNIGRANRIO/FUNADESP. Docente do programa de pós-graduação em Humanidades, Ciências e Artes da Universidade Unigranrio. Docente da Faculdade de Formação de Professores, UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Natureza e Sociedade - PENSO" (CNPq), dedicando-se a estudos interdisciplinares sobre educação, juventudes, tecnologias e injustiças ambientais na região metropolitana do Rio de Janeiro. Email: [email protected]

Clícia Valadares Peixoto Friedmann, UERJ/FFP

Doutorado em Engenharia de Produção, UFRJ. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Graduação em Matemática, UFF. É professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

de Azevedo, M. C., Puggian, C., & Friedmann, C. V. P. (2017). WEBQUEST FÁCIL: UM SITE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4261