USO DE NOTÍCIAS DE JORNAL NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marnise de Almeida Nabuco da Conceição Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy
  • Douglas Marcelo Merquior Ibmec Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Notícia de jornal, Química, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho avaliou o uso de notícias de jornal em sala de aula, verificando seu efeito sobre o hábito de ler e a compreensão dos conceitos de Química. A pesquisa de campo foi realizada em turma de 2ª ano do Ensino Médio de uma escola pública, situada no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos alunos e oficinas de leitura sobre funções químicas inorgânicas. É importante enfatizar que as notícias usadas nas oficinas foram selecionadas de modo que os alunos pudessem perceber a relação entre química e o cotidiano. Durante as oficinas de leitura, os alunos demonstraram interesse em participar, enquanto compartilhavam espontaneamente o conhecimento entre eles. Dessa forma, o uso de notícias de jornal em sala de aula estimulou nos alunos o interesse pelo aprendizado da Química e melhorou o entendimento dos conceitos abordados.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

da Conceição, M. de A. N., & Merquior, D. M. (2018). USO DE NOTÍCIAS DE JORNAL NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4268