IMPRESSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

problemas, professores, nível médio

Resumo

A abordagem de ensino e aprendizagem por resolução de problemas (POZO: 1998; LEITE e AFONSO: 2001), denominada por alguns autores (MEIRIEU: 1998; PERRENOUD: 2002) de ensino e aprendizagem por situações-problema, tem por finalidade promover uma aprendizagem ativa e significativa ao estudante. Sendo assim, este estudo teve por objetivo investigar as impressões de professores de Química de algumas escolas estaduais da cidade do Recife-PE, a respeito dos aspectos teórico-metodológicos da abordagem por resolução de problemas, a partir da divulgação científica de pesquisas desenvolvidas nesta direção. Para atingir este objetivo, ocorreu-se a divulgação das pesquisas por meio de um website e realizou-se uma entrevista semiestruturada por meio de um questionário. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicaram que para maioria dos sujeitos a resolução de problemas é uma abordagem ainda recente no ensino de Química, suas percepções se manifestaram de maneira simplista, entretanto, um professor apresentou uma percepção mais ampla sobre esta estratégia didática.

Biografia do Autor

Amanda Pereira de Freitas, Licenciada em Química pela UFRPE; mestranda do ensino de ciências do PPGEC da UFRPE.

Licenciada em Química pela UFRPE; mestranda do ensino de ciências do PPGEC da UFRPE.

Angela Fernandes Campos, UFRPE

Doutora em Química, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Departamento de Química

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

de Freitas, A. P., & Campos, A. F. (2019). IMPRESSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4368