IMPRESSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA ACERCA DA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
problemas, professores, nível médioResumo
A abordagem de ensino e aprendizagem por resolução de problemas (POZO: 1998; LEITE e AFONSO: 2001), denominada por alguns autores (MEIRIEU: 1998; PERRENOUD: 2002) de ensino e aprendizagem por situações-problema, tem por finalidade promover uma aprendizagem ativa e significativa ao estudante. Sendo assim, este estudo teve por objetivo investigar as impressões de professores de Química de algumas escolas estaduais da cidade do Recife-PE, a respeito dos aspectos teórico-metodológicos da abordagem por resolução de problemas, a partir da divulgação científica de pesquisas desenvolvidas nesta direção. Para atingir este objetivo, ocorreu-se a divulgação das pesquisas por meio de um website e realizou-se uma entrevista semiestruturada por meio de um questionário. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados indicaram que para maioria dos sujeitos a resolução de problemas é uma abordagem ainda recente no ensino de Química, suas percepções se manifestaram de maneira simplista, entretanto, um professor apresentou uma percepção mais ampla sobre esta estratégia didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.