ANÁLISE DA ABORDAGEM DE FÍSICA NUCLEAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Curso de Física - Universidade de Passo Fundo PPG em Ensino de Ciências e Matamática - Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Curso de Física - Universidade de Passo Fundo PPG em Ensino de Ciências e Matamática - Universidade de Passo Fundo
  • Júpiter Cirilo da Silva PPG em Ensino de Ciências e Matamática - Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Física Nuclear. Livro didático. Ensino de Física.

Resumo

Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma análise efetuada nas obras indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2015 para a disciplina de Física, com o objetivo de identificar como o tema Física Nuclear tem sido contemplado e estruturado nesses materiais. Compuseram o corpus desta pesquisa as dez obras utilizadas pelas instituições públicas de Ensino Médio da região de Passo Fundo/RS. Como critério de análise, adotaram-se as categorias elaboradas por Souza e Germano (2009) para a área, que procuram evidenciar se os textos apresentam os conceitos de forma clara e coerente, com exemplos de aplicações, com característica social dos conteúdos e dos aspectos epistemológicos da construção da ciência, além de enfoque na interdisciplinaridade, despertando o estímulo para o prazerem conhecer. Os resultados indicam que, embora exista uma disparidade entre os livros analisados, essas obras podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados ao tópico investigado.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Curso de Física - Universidade de Passo Fundo PPG em Ensino de Ciências e Matamática - Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática - UPF

Licenciado em Fisica - UFSM

Especialisata em Física - UPF

Mestre em Ensino de Física - UFRGS

Doutor em Educação em Ciências - UFRGS

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Curso de Física - Universidade de Passo Fundo PPG em Ensino de Ciências e Matamática - Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC.

Júpiter Cirilo da Silva, PPG em Ensino de Ciências e Matamática - Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Física - UPF

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - UPF

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Darroz, L. M., Rosa, C. T. W. da, & Silva, J. C. da. (2018). ANÁLISE DA ABORDAGEM DE FÍSICA NUCLEAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4387