AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESPAÇOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

Autores

  • José Renato Pin
  • Marcelo Rocha
  • Laura Rodrigues
  • Yasmin Góes

Resumo

Considerando as trilhas ecológicas como espaços não formais privilegiados à divulgação e ao ensino de ciências, este presente estudo tem por objetivo apresentar e analisar um levantamento feito no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES, de publicações defendidas no período de 2000 a 2015 que tenham tratado de trilhas ecológicas voltadas ao Ensino de Ciências. Metodologicamente, o corpus documental, composto por 41 publicações, foi analisado qualitativamente com foco em descritores gerais relacionados a autoria, instituições, ano de defesa, áreas de concentração, dentre outros. Esses resultados permitem apontar que a maioria dos trabalhos estão ligados a Área de Ensino, em sua maioria produzidos na região Sul do Brasil, e apresentam implicações socioculturais relacionadas a Educação Ambiental, assim como apontam um grande potencial das trilhas ecológicas para com o Ensino de Ciências, abordando a capacidade das mesmas como ferramentas ao ensino e aprendizagem.

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Publicado

2018-11-16

Como Citar

Pin, J. R., Rocha, M., Rodrigues, L., & Góes, Y. (2018). AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESPAÇOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4415