CONSTRUCCIÓN DE PRAXEOLOGIAS RELACIONADAS CON LA FUNCIÓN EXPONENCIAL CONDUCIDAS MEDIANTE LA TEORÍA ANTROPOLÓGICA DE LO DIDÁCTICO

Autores

  • Luis Eduardo Reyes Pérez Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gustavo de Oliveira Andrade Universidade do Grande Rio e IFES
  • Abel Rodolfo Garcia Lozano Universidade do Grande Rio e UERJ
  • Andréa Velloso da Silveira Praça Universidade do Grande Rio
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Palavras-chave:

Educación matemática, Praxeologias matemáticas, Teoría antropológica de lo didáctico, Función exponencial

Resumo

En el siguiente trabajo presentaremos la construcción de algunas praxeologias matemáticas relacionadas con la función exponencial emanadas en una investigación de campo, realizada en la institución educativa técnico de Tunia (Cauca-Colombia), direccionada por la teoría antropológica de lo didáctico. Pretendemos, a partir de actividades relacionadas con la función exponencial, construir o reconstruir una serie de praxeologias matemáticas aplicadas a un cierto contexto educativo, como, por ejemplo, en las ciencias biológicas, además de evidenciar algunos problemas epistemológicos y de carácter educativo. Cabe resaltar que las actividades estuvieron enfocadas hacia la construcción de tareas relacionadas con la función exponencial, utilizando problemas de tipo deductivo e interpretativo. Pretendemos com este trabajo no solo generar nuevas actividades relacionadas con la función exponencial, sino también contribuir con la formación de los estudiantes, visualizando otras posibles formas de construir matemáticas, asimismo generar una reflexión en la práctica del profesor.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Reyes Pérez, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Mestrado em educação matemática pela UFJF (CNPq, bolsista), graduação em Licenciatura en Matematicas - Universidad Del Cauca (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Gustavo de Oliveira Andrade, Universidade do Grande Rio e IFES

Mestre em Ensino pela UNIGRANRIO (2015) - linha de pesquisa: Inovações Tecnológicas. Pós-graduado em Informática em Saúde pela UNIFESP (2014). Pós-Graduado em Gestão e Docência em EaD pela UFSC (2014). Pós-Graduado em Capacitação de Docentes em Administração pela USP (2014). Pós-Graduado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UFABC (2011). Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina (2009). Técnico em Informática pelo CEFET-RP (2009). Foi professor de Informática na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) entre 2014 a 2016. Foi coordenador de polo EaD nas unidades: Parque das Rosas e Recreio da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) em 2014. Foi Instrutor de Formação Profissional na Faculdade SENAI de Tecnologia de Juiz de Fora entre 2010 a 2013. Atualmente é professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Barra de São Francisco. Professor a distância do curso Técnico em Redes de Computadores do IFSudesteMG, campus Rio Pomba e tutor a distância da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Abel Rodolfo Garcia Lozano, Universidade do Grande Rio e UERJ

Possui graduação em Matemática - Universidad de La Habana (1983), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Grande Rio e professor adjunto da Faculdade de Formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática Discreta e Combinatória, específicamente Teoria dos Grafos

Andréa Velloso da Silveira Praça, Universidade do Grande Rio

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências - área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi membro do Comitê de Implantação do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências da UFRJ. Coordenou a Reestruturação Curricular na área de Biologia (Currículo Mínimo) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente Coordena o Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências na UNIGRANRIO, onde atua em dedicação exclusiva. É JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO/Faperj (2016-2019) e Bolsista 1A de Produtividade em Pesquisa da FUNADESP. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Representações Sociais e Formação Docente, Ensino de Ciências, Práxis Pedagógica e Educação à Distância.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

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Publicado

2017-06-09

Como Citar

Pérez, L. E. R., Andrade, G. de O., Lozano, A. R. G., Praça, A. V. da S., & Rodrigues, C. K. (2017). CONSTRUCCIÓN DE PRAXEOLOGIAS RELACIONADAS CON LA FUNCIÓN EXPONENCIAL CONDUCIDAS MEDIANTE LA TEORÍA ANTROPOLÓGICA DE LO DIDÁCTICO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4521