SISTAT: FERRAMENTA COMPUTACIONAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Autores

  • José Carlos Coelho Saraiva Universidade do Grande Rio
  • Eline das Flores Victer Universidade do Grande Rio
  • Angelo Santos Siqueira Universidade do Grande Rio

Palavras-chave:

Estatística Descritiva, Ferramenta Computacional, Ensino-aprendizagem

Resumo

A estatística faz parte de um conjunto de tópicos associados a área de matemática, que muitas vezes é visto como de difícil entendimento, possuindo ainda, simbologia própria que necessita de apresentação prévia para sua adequada compreensão. Desta forma, a leitura e a interpretação das informações disponibilizadas nos mais variados meios de comunicação ficam comprometidas quando não há uma abordagem e/ou um trabalho adequado junto aos alunos da educação básica. O objetivo principal de nossa pesquisa foi desenvolver uma ferramenta computacional, chamada de SISTAT, cujo escopo é favorecer o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos da estatística descritiva, de forma que permita ao aluno ter um foco maior nos conceitos, técnicas estatísticas e na análise das informações, compreendendo como as fórmulas foram desenvolvidas, sem que haja o gasto excessivo de tempo com complexos e repetitivos cálculos.

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Publicado

2017-06-09

Como Citar

Saraiva, J. C. C., Victer, E. das F., & Siqueira, A. S. (2017). SISTAT: FERRAMENTA COMPUTACIONAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4524