BIOGRAFIAS DE DARWIN E HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM MATERIAIS DIDÁTICOS: ENTRE VISÕES “RESUMIDAS” E “CONVENIENTEMENTE CONSTRUÍDAS” E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Evolução Biológica. Darwin. Lamarck. Ensino de Ciências. Livro Didático.

Resumo

As biografias sobre a vida de Charles Robert Darwin (1809–1882), geralmente, são realizadas utilizando metodologias de estudos históricos ou técnicas jornalísticas. No entanto, há aquelas que falham por “esquecer” de detalhes sobre a vida de Darwin. Com isto, tem-se uma visão equivocada ou estereotipada, tanto do processo evolutivo de forma geral, como da contribuição darwiniana para este. Neste grupo de biografias com visão distorcida estão incluídas aquelas obras de contestação à teoria evolucionista, defendendo uma visão religiosa, incluindo entre estas, livros didáticos de escolas confessionais. Neste estudo analisamos três livros didáticos de biologia da terceira série do ensino médio, sendo um confessional. Foram acessados os trechos referentes à teoria evolutiva, com maior atenção à descrição da vida de Darwin, sobre o seu processo de produção intelectual e a história do darwinismo. Analisamos como os fatos científicos e históricos são apresentados nestes trechos, sobretudo se estes têm respaldos na literatura científica dedicada à história da ciência. Além disto, discutimos como a forma de apresentação destas informações pode influenciar na compreensão da teoria evolutiva, na Alfabetização Científica e a relevância do uso da história da ciência no Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP Doutorando em Educação - USP

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), em Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental. Têm experiência como professor conteudista, Designer Instrucional, Professor Coordenador de Disciplina e tutor em cursos à distância (UFLA, UFOP, CECEMCA-UNESP, IF do Sul de Minas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Centro Universitário Senac-Santo Amaro). Em 2012, foi professor-visitante na Universidade Nacional de Timor-Leste, Díli, Timor-Leste, e professor substituto na UNESP de Rio Claro - São Paulo. Atuou como educador na ONG Educadores Sem Fronteiras e no Núcleo de Consciência Negra/USP.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Lamim-Guedes, V. (2018). BIOGRAFIAS DE DARWIN E HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM MATERIAIS DIDÁTICOS: ENTRE VISÕES “RESUMIDAS” E “CONVENIENTEMENTE CONSTRUÍDAS” E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4620