DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DE CÁLCULO QUÍMICO NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.

Autores

  • Carlos da Silva Lopes Colégio Pedro II - Campus Tijuca II
  • Maria de Fátima de M. M. dos Santos Pinto Colégio Pedro II - Campus Tijuca II

Palavras-chave:

Ensino, jogos didáticos e inclusão.

Resumo

A política de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades específicas fortalece o paradigma e a prática da educação inclusiva, reafirmando a educação como direito constitucional. O Napne, no Colégio Pedro II, é o serviço responsável pelo atendimento a estudantes da educação especial. Como estratégia para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem deve-se procurar utilizar diversas estratégias de ensino que tenham como objetivo tornar o aprendizado mais prazeroso, mais simples e, sobretudo, com um melhor aproveitamento. Entre essas estratégias o uso de experimentação, apresentação de vídeos, trabalhos em grupo e o uso de jogos didáticos tornam o ensino mais atrativo e proporcionam uma melhora no aprendizado do aluno. Neste trabalho utilizou-se um jogo didático, pois se entende que é uma atividade familiar ao jovem, estando presente na sua vida desde a infância e, de uma forma geral, melhora a sua concentração, trabalha o conceito de regras, o que é importante na química, pois muitas das soluções de problemas exigem uma sistematização de pensamento, além de ser motivador, o que faz com que o aluno se interesse pela atividade. O jogo proposto se refere ao conteúdo “Relações numéricas”, o que normalmente gera muitos problemas. A atividade foi desenvolvida com o professor como moderador. Ao final do trabalho os alunos avaliaram o jogo em relação a vários critérios e foram avaliados de maneira formal através de uma prova. Os alunos apresentaram resultados bastante satisfatórios e com média superior aos alunos que não apresentam necessidades específicas e não participaram da atividade.

Biografia do Autor

Carlos da Silva Lopes, Colégio Pedro II - Campus Tijuca II

Químico com atribuições tecnológicas pelo IQ-UFRJ

Licenciatura em Química pelo IQ-UFRJ

Mestre e Doutor pelo Depto de Química Orgânica IQ-UFRJ

Professor de Química do Colégio Pedro II - Campus Tijuca II

Coordenador Pedagógico de Química do Colégio Pedro II - Campus Tijuca II

Coordenador da Comissão Científica da Olimpíada de Química do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Lopes, C. da S., & Pinto, M. . de F. de M. M. dos S. (2019). DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DE CÁLCULO QUÍMICO NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4676