DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DE CÁLCULO QUÍMICO NO ENSINO DE ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
Palavras-chave:
Ensino, jogos didáticos e inclusão.Resumo
A política de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades específicas fortalece o paradigma e a prática da educação inclusiva, reafirmando a educação como direito constitucional. O Napne, no Colégio Pedro II, é o serviço responsável pelo atendimento a estudantes da educação especial. Como estratégia para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem deve-se procurar utilizar diversas estratégias de ensino que tenham como objetivo tornar o aprendizado mais prazeroso, mais simples e, sobretudo, com um melhor aproveitamento. Entre essas estratégias o uso de experimentação, apresentação de vídeos, trabalhos em grupo e o uso de jogos didáticos tornam o ensino mais atrativo e proporcionam uma melhora no aprendizado do aluno. Neste trabalho utilizou-se um jogo didático, pois se entende que é uma atividade familiar ao jovem, estando presente na sua vida desde a infância e, de uma forma geral, melhora a sua concentração, trabalha o conceito de regras, o que é importante na química, pois muitas das soluções de problemas exigem uma sistematização de pensamento, além de ser motivador, o que faz com que o aluno se interesse pela atividade. O jogo proposto se refere ao conteúdo “Relações numéricas”, o que normalmente gera muitos problemas. A atividade foi desenvolvida com o professor como moderador. Ao final do trabalho os alunos avaliaram o jogo em relação a vários critérios e foram avaliados de maneira formal através de uma prova. Os alunos apresentaram resultados bastante satisfatórios e com média superior aos alunos que não apresentam necessidades específicas e não participaram da atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.