EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA AS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES

Autores

  • Paula Macedo Lessa dos Santos Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4281-9594
  • Fabiana Lessa dos Santos Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Luíza Melo de Aguiar Lira Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Walter José Teixeira Júnior Colégio Estadual Maria José Raunheitti Duccini.
  • Taís Cristina de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

experimentação no ensino de ci~encias, formação de professores, Cabo Frio

Resumo

A experimentação para o ensino de ciências é bem aceita tanto por estudantes como por professores, pois é uma estratégia didática que propicia a articulação entre a teoria e o fenômeno relacionados ao conhecimento trabalhado nas aulas. A motivação e a ludicidade associadas a uma aula experimental também são aspectos relevantes a serem considerados pelo professor e que podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. Aliados a estes fatores, a existência de um laboratório de ciências na escola pode ser encorajadora para a equipe docente explorar o potencial pedagógico de tal espaço. Neste trabalho é relatado o desenvolvimento e a realização de uma oficina para professores de ciências do município de Cabo Frio-RJ em que foram oferecidas atividades com materiais de baixo custo e de fácil aquisição para aulas no laboratório de ciências das escolas. A estrutura conceitual da proposta vislumbrou a inter-relação entre os temas saúde, alimentos e energias renováveis, o currículo escolar e a realidade local. Os resultados apontam para a viabilidade das atividades propostas na escola, segundo a avaliação dos docentes, e que os problemas ambientais são os que mais preocupam os professores da região.

Biografia do Autor

Paula Macedo Lessa dos Santos, Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora e docente dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) e Pós-Graduação em Química (Profqui) no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fabiana Lessa dos Santos, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduanda em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luíza Melo de Aguiar Lira, Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Walter José Teixeira Júnior, Colégio Estadual Maria José Raunheitti Duccini.

Prefessor do Ensino Médio e Mestre em Ensino de Química (PEQui) do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Taís Cristina de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

dos Santos, P. M. L., dos Santos, F. L., Lira, L. M. de A., Teixeira Júnior, W. J., & de Lima, T. C. (2018). EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA AS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4677