EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR A PARTIR DA ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE)
Palavras-chave:
Educação Ambiental. CTSA. Currículo. Séries iniciais.Resumo
O trabalho busca analisar e discutir as implicações curriculares e didáticas de um projeto de Educação Ambiental (EA) no contexto de uma ação educativa no âmbito da educação formal, mais especificamente da educação em ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como pano de fundo os problemas ambientais provenientes do modo de produção e consumo da sociedade contemporânea, que exigem uma atuação crítica e reflexiva sobre os conhecimentos, valores e comportamentos dos indivíduos e das relações socioeconômicas e políticas relacionados ao agravamento da situação ambiental. O processo de construção e análise da proposta se deu na forma de uma pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas. A primeira consistiu no reconhecimento das práticas atuais, planejamento e seleção do tema articulador das ações e de conteúdos e atividades que pudessem ser associados. Em seguida foram organizadas e aplicadas sequências didáticas em turmas de 1º ao 5º ano. Por fim, realizamos uma análise temática dos dados, tendo como instrumento de coleta questionários semiabertos, nos quais foram apontados como aspectos positivos: a possibilidade da interdisciplinaridade das ações, o desenvolvimento dos aspectos axiológicos e éticos e a motivação para aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.