EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR A PARTIR DA ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE)

Autores

  • Dolores Albino de Souza Universidade Unigranrio Colégio Pedro II
  • Edgar Miranda da Silva Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/UFRJ Colégio Pedro II
  • Rita Vilanova Prata Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/UFRJ
  • Jurema Rosa Lopes Universidade Unigranrio

Palavras-chave:

Educação Ambiental. CTSA. Currículo. Séries iniciais.

Resumo

O trabalho busca analisar e discutir as implicações curriculares e didáticas de um projeto de Educação Ambiental (EA) no contexto de uma ação educativa no âmbito da educação formal, mais especificamente da educação em ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como pano de fundo os problemas ambientais provenientes do modo de produção e consumo da sociedade contemporânea, que exigem uma atuação crítica e reflexiva sobre os conhecimentos, valores e comportamentos dos indivíduos e das relações socioeconômicas e políticas relacionados ao agravamento da situação ambiental. O processo de construção e análise da proposta se deu na forma de uma pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas. A primeira consistiu no reconhecimento das práticas atuais, planejamento e seleção do tema articulador das ações e de conteúdos e atividades que pudessem ser associados. Em seguida foram organizadas e aplicadas sequências didáticas em turmas de 1º ao 5º ano. Por fim, realizamos uma análise temática dos dados, tendo como instrumento de coleta questionários semiabertos, nos quais foram apontados como aspectos positivos: a possibilidade da interdisciplinaridade das ações, o desenvolvimento dos aspectos axiológicos e éticos e a motivação para aprendizagem.

Biografia do Autor

Dolores Albino de Souza, Universidade Unigranrio Colégio Pedro II

Mestranda do Pós-Graduação em Ensino das Ciências- UNIGRANRIO. Coordenadora de Ciências Naturais do Colégio Pedro II.

Edgar Miranda da Silva, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/UFRJ Colégio Pedro II

Doutorando do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/UFRJ. Professor de EBTT do Colégio Pedro II.

Rita Vilanova Prata, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/UFRJ

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/UFRJ

Jurema Rosa Lopes, Universidade Unigranrio

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências- UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Souza, D. A. de, Silva, E. M. da, Prata, R. V., & Lopes, J. R. (2018). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR A PARTIR DA ABORDAGEM CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE). Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4690