O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA: O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Welvesley Silva Santos Seduc MT e Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) Programa de Pós-Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática.
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Programa de Pós-Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática.
  • Daise Lago Peireira Souto Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Programa de Pós-Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática.
  • Jaqueline Nunes Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Programa de Pós-Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática.

Palavras-chave:

Interação, Internet, Matemática, Colaboração.

Resumo

Os avanços tecnológicos, em particular, a utilização dos computadores e o advento da internet propiciam várias possibilidades de desenvolvimento para a sociedade, pois as informações são transmitidas de pessoa a pessoa, quase instantaneamente. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as possibilidades de uso da Rede Social Facebook como ambiente virtual para o estudo de Geometria. Para alcançar esse objetivo, consideramos o ponto de vista dos estudantes do 2° e 3º anos da Escola Estadual Júlio Müller da cidade de Barra do Bugres, Mato Grosso. Nessa perspectiva, fornecemos um curso de 30h o qual foi dividido em momentos presenciais e online. Em nossa pesquisa utilizamos para coletados dados a observação, questionários, entrevistas e interações ocorridas na Rede Social Facebook. Assim, optamos por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, pois esta permite uma flexibilidade entre pesquisador e pesquisado e oportuniza ao pesquisador interatuar com os dados coletados. Nessa pesquisa os dados indicaram que a utilização do Facebook motivou os alunos a estudar os conteúdos de Geometria em momentos extraclasses e colaborou para que houvesse uma interação contínua entre aluno-aluno e aluno-professor e ainda contribuiu para ampliar os conceitos dos estudantes a respeito da utilização de plataformas online para o estudo de Geometria.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Santos, W. S., Galvanin, E. A. dos S., Souto, D. L. P., & Carvalho, J. N. (2020). O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA: O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4692