O FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA: O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Interação, Internet, Matemática, Colaboração.Resumo
Os avanços tecnológicos, em particular, a utilização dos computadores e o advento da internet propiciam várias possibilidades de desenvolvimento para a sociedade, pois as informações são transmitidas de pessoa a pessoa, quase instantaneamente. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar as possibilidades de uso da Rede Social Facebook como ambiente virtual para o estudo de Geometria. Para alcançar esse objetivo, consideramos o ponto de vista dos estudantes do 2° e 3º anos da Escola Estadual Júlio Müller da cidade de Barra do Bugres, Mato Grosso. Nessa perspectiva, fornecemos um curso de 30h o qual foi dividido em momentos presenciais e online. Em nossa pesquisa utilizamos para coletados dados a observação, questionários, entrevistas e interações ocorridas na Rede Social Facebook. Assim, optamos por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, pois esta permite uma flexibilidade entre pesquisador e pesquisado e oportuniza ao pesquisador interatuar com os dados coletados. Nessa pesquisa os dados indicaram que a utilização do Facebook motivou os alunos a estudar os conteúdos de Geometria em momentos extraclasses e colaborou para que houvesse uma interação contínua entre aluno-aluno e aluno-professor e ainda contribuiu para ampliar os conceitos dos estudantes a respeito da utilização de plataformas online para o estudo de Geometria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.