“pHQuim”: UMA ABORDAGEM LÚDICA DO TEMA pH
Palavras-chave:
Lúdico, Jogos didáticos, pHResumo
Embora várias pesquisas tenham demonstrado a dificuldade do aluno em aprender conceitos científicos do modo tradicional, onde o professor é o detentor do saber e o conteúdo é ministrado por teorias e resolução de exercícios, observam-se poucas mudanças na prática da maioria dos professores. Com resultado, o ensino da Química se torne algo latente, ou seja, o aluno não consegue imaginar sua aplicabilidade no cotidiano, dificultando o aprendizado e diminuindo o interesse pela disciplina. É perceptível a repulsa por parte dos estudantes do Ensino Médio pelas aulas de Química, especificamente nas aulas relacionadas ao conteúdo de pH. Com base nesse pressuposto, este trabalho apresenta uma proposta de jogo de tabuleiro do tipo trilha, denominada jogo didático “pHQuim”, que visa trabalhar o conceito e a aplicação do tema pH para alunos do Ensino Médio. O trabalho envolveu diversas atividades, tais como: experimentação, determinação por fórmulas, aplicações no cotidiano, dicas e ideias. Os resultados da atividade didática foram obtidos através de dois questionários disponibilizados pela Internet, ambos compostos por dez questões. Um deles era destinado a professores do Ensino Médio e o outro para alunos participantes da atividade, cujos objetivos eram verificar o interesse e opinião dos professores sobre o jogo “pHQuim” e avaliar a sua capacidade em aproximar os estudantes do conteúdo abordado durante o jogo. Os resultados obtidos mostraram que a aplicação do jogo “pHQuim” favorece o desenvolvimento de um indivíduo crítico e reflexivo.Downloads
Publicado
2018-12-23
Como Citar
Alvarenga da Silva, C. M., & Guerra, A. C. de O. (2018). “pHQuim”: UMA ABORDAGEM LÚDICA DO TEMA pH. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4704
Edição
Seção
Produtos Educacionais
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