DISCUTINDO PROPOSTAS ALTERNATIVAS AO ENSINO DE “FUNÇÕES INORGÂNICAS” POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS
Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, ácido de Arrhenius, acidez e basicidade, mídias eletrônicasResumo
Ao trabalhar o tema “funções inorgânicas” no ensino médio, desenvolve-se uma série de definições e classificações que estão relacionadas fundamentalmente às fórmulas das substâncias químicas e não à maneira como reagem. Além disso, todo este conteúdo entra em contradição quando os conceitos de acidez e basicidade são lecionados. Em função disto, este trabalho tem como objetivo divulgar estratégias didáticas desenvolvidas no decorrer de uma pesquisa que visava a propostas alternativas de ensino das chamadas “funções inorgânicas”, considerando-as como obstáculos epistemológicos. Foram criados meios digitais gratuitos (blog, página e grupo no Facebook®) para fomentar discussões e traçar estas alternativas, tendo como marco teórico as noções de obstáculo epistemológico e de objetivo-obstáculo. A partir das ferramentas digitais, enquetes foram publicadas com o objetivo de verificar a opinião dos educadores sobre a pesquisa desenvolvida e se os mesmos reforçam obstáculos epistemológicos ao ensinar “funções inorgânicas”. As ferramentas digitais proporcionaram grande visibilidade, principalmente a página no Facebook®, o que nos permite concluir que podem representar espaços para discussões que atuem no engajamento inicial para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.