ASTROQUÍMICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Astroquímica, Licenciatura em Ciências da NaturezaResumo
Este trabalho foi desenvolvido diante da necessidade de uma abordagem interdisciplinar no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Licenciatura em Biologia, em Física e em Química – oferecido pelo Instituto Federal Fluminense- IFF campus Campos-centro. O curso se fundamenta na interdisciplinaridade entre as áreas de física, química e biologia para construção de saberes que compõem a formação docente. Contudo, grande parte dos licenciandos do primeiro período relata não perceber conexão entre essas áreas durante as aulas. O presente trabalho consistiu na inserção do tema astroquímica para promover discussões e relações conceituais durante as aulas da disciplina “formação e estrutura da vida na Terra”. Analisou-se como uma abordagem de astroquímica influencia na compreensão interdisciplinar em uma turma de primeiro período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense. Como ferramenta avaliativa, utilizou-se a proposta de mapas conceituais, verificando a organização conceitual que o aprendiz atribuiu ao tema e sua conexão de saberes. Constatou-se que estratégias com perspectiva interdisciplinar podem ser muito válidas no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.