LEI 10.639/03 EM TEXTOS E CONTEXTOS PARA SALA DE AULA - AFRIC(A)ÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Fernanda Antunes Gomes da Costa Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de janeiro Campus Macaé e Doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
  • Iago Vilaça de Carvalho Aluno da Graduação de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Ensino de Ciências, Produto Educacional, Cultura Africana

Resumo

A Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as escolas do Brasil. Sendo assim, foi necessário repensar também as relações étnico-raciais no espaço escolar e as ações que devem promover essa abordagem. No entanto, ainda hoje, nem sempre é possível identificarmos atividades que deveriam viabilizar essa discussão nas instituições de ensino do país. Diante deste cenário, nasce nossa proposta de produto educacional. Nossa apostila tem por objetivo buscar novos caminhos para efetivação da Lei 10.639/03, através de propostas que sejam utilizadas como ferramentas para prática pedagógica, em diálogo com as disciplinas de atuação dos professores de Ciências (atualmente, nossos alunos de Licenciatura em Química e em Biologia, da UFRJ Macaé). Nossas atividades, oriundas, principalmente, da pesquisa bibliográfica, apresentam contos e/ou poemas com temáticas que podem tecer o diálogo entre as ciências e a discussão das relações étnico-raciais. Com textos que trazem à tona situações do cotidiano e que recriam aspectos culturais africanos, as produções, desta pesquisa, configuram-se como material didático de apoio para discussão e efetivação da Lei 10. 639/03, sendo esse nosso principal resultado a ser alcançado. Além disso, buscamos estimular uma formação cidadã, justa e igualitária. - Assim, mostramos ser possível fomentar os laços entre ciência e cultura, ao levar, para sala de aula, textos e contextos que abordam aspectos culturais e históricos, a partir de uma linguagem acessível, em interação com as temáticas 'cultura africana', 'ciências' e 'relações étnico-raciais'.

Palavras-chave: Lei 10.639/03, Ensino de Ciências, Produto Educacional, Cultura Africana

Biografia do Autor

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de janeiro Campus Macaé e Doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Área de Linguagem, Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Pesquisa em Ensino de Ciências e Cultura Africana.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

da Costa, F. A. G., & de Carvalho, I. V. (2018). LEI 10.639/03 EM TEXTOS E CONTEXTOS PARA SALA DE AULA - AFRIC(A)ÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4722