JOGOS E BRINCADEIRAS PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Jogos na Matemática. Noções Matemáticas. Experiências Matemáticas.

Resumo

Este artigo objetiva relatar experiência desenvolvida na Educação Infantil como atividade de integração durante o intervalo de lanche das professoras. A proposta objetivou além de integrar as crianças também propiciar condições favoráveis para desenvolvimento de noções conceituais, em especial, as matemáticas, por meio da vivência de jogos e brincadeiras. Foi desenvolvida com 66 crianças de 4 a 6 anos, em uma instituição pública de Educação Infantil localizada no Sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2016. Planejada e implementada utilizando espaços de aprendizagens e materiais presentes na Unidade, a proposta foi desenvolvida tendo ponto de partida as experiências cotidianas das crianças e subsidiada por pressupostos teóricos e diretrizes curriculares que defendem uma concepção lúdica de aprendizagem. Percebeu-se que a proposta foi resultado da intencionalidade educativa das educadoras proporcionando às crianças o desenvolvimento de noções matemáticas relativas a número, forma e espaço, e, grandezas e medidas. As noções relacionadas a número e localização espaço-temporal foram as mais exploradas, por outro lado, menos evidentes ficaram as noções de forma. Em relação às crianças, percebeu-se que participavam das atividades utilizando estratégias variadas, criatividade e esforço, raciocínio lógico-matemático e capacidade de resolver problemas. Em função da participação ativa e do aprender brincando, verificou-se que foi válida a proposta uma vez contribuiu para desenvolvimento cognitivo e emocional das mesmas.

Biografia do Autor

Morgana Schellers, Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, atua na formação de professores e Ensino Médio. Dedica-se a trabalhar com formação de professores de matemática e da pedagogia, tanto na inicial quanto na continuada: Metodologias de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado, Laboratório de Ensino e de Aprendizagem, pesquisa em Educação, dentre outras.

Também tem experiência com Iniciação Científica e Feiras de Matemática.

Pesquisa Modelagem Matemática na Educação.

Marciane Schmitt

Professora do Centro de Educação Infantil Ruth Schroeder Ohf

 

Ana Paula Pilz de Sousa

Professora do Centro de Educação Infantil Ruth Schroeder Ohf

Angela Cristina Hammann Scussels

Secretaria Municipal de Educação, Rio do Sul

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Schellers, M., Schmitt, M., Sousa, A. P. P. de, & Scussels, A. C. . H. (2018). JOGOS E BRINCADEIRAS PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4743