JOGOS E BRINCADEIRAS PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Jogos na Matemática. Noções Matemáticas. Experiências Matemáticas.Resumo
Este artigo objetiva relatar experiência desenvolvida na Educação Infantil como atividade de integração durante o intervalo de lanche das professoras. A proposta objetivou além de integrar as crianças também propiciar condições favoráveis para desenvolvimento de noções conceituais, em especial, as matemáticas, por meio da vivência de jogos e brincadeiras. Foi desenvolvida com 66 crianças de 4 a 6 anos, em uma instituição pública de Educação Infantil localizada no Sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2016. Planejada e implementada utilizando espaços de aprendizagens e materiais presentes na Unidade, a proposta foi desenvolvida tendo ponto de partida as experiências cotidianas das crianças e subsidiada por pressupostos teóricos e diretrizes curriculares que defendem uma concepção lúdica de aprendizagem. Percebeu-se que a proposta foi resultado da intencionalidade educativa das educadoras proporcionando às crianças o desenvolvimento de noções matemáticas relativas a número, forma e espaço, e, grandezas e medidas. As noções relacionadas a número e localização espaço-temporal foram as mais exploradas, por outro lado, menos evidentes ficaram as noções de forma. Em relação às crianças, percebeu-se que participavam das atividades utilizando estratégias variadas, criatividade e esforço, raciocínio lógico-matemático e capacidade de resolver problemas. Em função da participação ativa e do aprender brincando, verificou-se que foi válida a proposta uma vez contribuiu para desenvolvimento cognitivo e emocional das mesmas.
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