A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE “ÁGUA” DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michele Marcelo Silva Bortolai Universidade de São Paulo
  • Márcia Brandão Rodrigues Aguilar Universidade de São Paulo
  • Thaiara Magro Pereira Universidade de São Paulo
  • Daisy de Brito Rezende Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Representação Social, Água, Ensino Fundamental, Formação de Professores, Teoria do Núcleo Central

Resumo

A água é uma substância indispensável à natureza devido ao seu caráter vital para sobrevivência e manutenção dos organismos vivos. Contudo, este recurso natural também se caracteriza pelas questões sociais e históricas que, no contexto curricular, se inserem na aprendizagem de todos os anos da escolarização básica. Perante o exposto, o objetivo deste artigo é apresentar a estrutura da Representação Social (RS) sobre a água, oriunda de 53 professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em São Paulo. No questionário de livre associação, foi solicitado a cada professor elencar seis palavras que se lembrassem ao ler o termo indutor ‘água’. Após tabeladas e lematizadas, as respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005 (VERGÈS et al., 2003) e IRaMuTeQ (RATINAUD; DEJEAN, 2008). Por fim, também foi realizada uma análise de conteúdo (BARDIN, 1977) que possibilitou a categorização. Dentre os resultados encontrados pode-se destacar que as expressões Saúde e Vida são aquelas que mais expressam a centralidade da RS para este grupo social.  Considerar esses resultados pode contribuir na elaboração de uma abordagem para inserção desta temática nos processos de ensino e aprendizagem em contexto interdisciplinar.

Biografia do Autor

Michele Marcelo Silva Bortolai, Universidade de São Paulo

Doutora em Ensino de Química, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, USP

Márcia Brandão Rodrigues Aguilar, Universidade de São Paulo

Doutora em Ensino de Química, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, USP

Thaiara Magro Pereira, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ensino de Química, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, USP

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo

Doutora em Química Orgânica, Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo e do Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Bortolai, M. M. S., Aguilar, M. B. R., Pereira, T. M., & Rezende, D. de B. (2019). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE “ÁGUA” DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4831