A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE “ÁGUA” DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Representação Social, Água, Ensino Fundamental, Formação de Professores, Teoria do Núcleo CentralAbstract
A água é uma substância indispensável à natureza devido ao seu caráter vital para sobrevivência e manutenção dos organismos vivos. Contudo, este recurso natural também se caracteriza pelas questões sociais e históricas que, no contexto curricular, se inserem na aprendizagem de todos os anos da escolarização básica. Perante o exposto, o objetivo deste artigo é apresentar a estrutura da Representação Social (RS) sobre a água, oriunda de 53 professores do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em São Paulo. No questionário de livre associação, foi solicitado a cada professor elencar seis palavras que se lembrassem ao ler o termo indutor ‘água’. Após tabeladas e lematizadas, as respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005 (VERGÈS et al., 2003) e IRaMuTeQ (RATINAUD; DEJEAN, 2008). Por fim, também foi realizada uma análise de conteúdo (BARDIN, 1977) que possibilitou a categorização. Dentre os resultados encontrados pode-se destacar que as expressões Saúde e Vida são aquelas que mais expressam a centralidade da RS para este grupo social. Considerar esses resultados pode contribuir na elaboração de uma abordagem para inserção desta temática nos processos de ensino e aprendizagem em contexto interdisciplinar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.