CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Formação de Professores.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo pesquisar as diferentes concepções de avaliação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Paraná. Na pesquisa qualitativa, os acadêmicos realizaram atividades em encontros presenciais, as quais foram estudadas por meio de análise de conteúdo. Nesta pesquisa foram selecionadas quatro atividades que se relacionam ao professor de Ciências e sua prática avaliativa. A partir da análise e aporte em referencial teórico foi possível apresentar como o grupo compreende a avaliação e seus significados para o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado nota-se ênfase enquanto verificação, medida e comprovação da aprendizagem ou assimilação de conteúdos pelos alunos. O estudante é tido como principal e, às vezes, o único sujeito avaliado. Entre os instrumentos avaliativos a prova muitas vezes foi indicada como aspecto negativo de mensuração e classificação. Aponta-se ainda a relevância em saber avaliar a aprendizagem que, segundo indicam os licenciandos, é um conhecimento que se adquire na prática docente. Foi possível notar que, no contexto da formação de docentes, ainda se mantêm concepções espontâneas sobre a avaliação, o que pode ser ligado a forma como os acadêmicos a vivenciam na trajetória discente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.