CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Alessandra Batista de Godoi Branco IFPR - Instituto Federal do Paraná UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná http://orcid.org/0000-0002-9031-4139
  • Michele Barboza dos Santos UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná
  • Lucila Akiko Nagashima UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná
  • Shalimar Calegari Zanatta UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná
  • Marcia Regina Royer UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Formação de Professores.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo pesquisar as diferentes concepções de avaliação dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Paraná. Na pesquisa qualitativa, os acadêmicos realizaram atividades em encontros presenciais, as quais foram estudadas por meio de análise de conteúdo. Nesta pesquisa foram selecionadas quatro atividades que se relacionam ao professor de Ciências e sua prática avaliativa. A partir da análise e aporte em referencial teórico foi possível apresentar como o grupo compreende a avaliação e seus significados para o processo de ensino e de aprendizagem. Como resultado nota-se ênfase enquanto verificação, medida e comprovação da aprendizagem ou assimilação de conteúdos pelos alunos. O estudante é tido como principal e, às vezes, o único sujeito avaliado.  Entre os instrumentos avaliativos a prova muitas vezes foi indicada como aspecto negativo de mensuração e classificação. Aponta-se ainda a relevância em saber avaliar a aprendizagem que, segundo indicam os licenciandos, é um conhecimento que se adquire na prática docente. Foi possível notar que, no contexto da formação de docentes, ainda se mantêm concepções espontâneas sobre a avaliação, o que pode ser ligado a forma como os acadêmicos a vivenciam na trajetória discente. 

Biografia do Autor

Alessandra Batista de Godoi Branco, IFPR - Instituto Federal do Paraná UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranavaí.

Michele Barboza dos Santos, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Graduada em Matemática e Ciências. Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Paranavaí e Colégio Nobel - Paranavaí.

Lucila Akiko Nagashima, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Professora associada da Universidade Estadual do Paraná, Programa de Pós Graduação Strictu Sensu – Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar.

Shalimar Calegari Zanatta, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Pós-Doutorado, pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Doutora em Física pela UEM. Professora associada da Universidade Estadual do Paraná, Programa de Pós Graduação Strictu Sensu – Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar.

Marcia Regina Royer, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Agronomia. Professora Adjunto D da UNESPAR. Professora e orientadora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu – Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Branco, A. B. de G., Santos, M. B. dos, Nagashima, L. A., Zanatta, S. C., & Royer, M. R. (2019). CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4851