QUAL O CONHECIMENTO PARA IMPLEMENTAR O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS?
Palavras-chave:
Conhecimentos dos professores, desenvolvimento profissional, ensino experimental das ciências, ensino básicoResumo
Este artigo tem por objetivo investigar quais são os conhecimentos para implementar o ensino experimental das ciências, nos primeiros anos de escolaridade. Face a um declínio no interesse dos jovens pelas Ciências, vários estudos têm demonstrado que a exposição a atividades experimentais de Ciências, ao nível do ensino básico, tem um impacto positivo nos estudantes, despertando o seu interesse por estas áreas.
Os professores desempenham um papel fundamental na renovação da educação científica e tecnológica. Nesse sentido, foram criados programas de formação em Matemática, Ciências e Tecnologia, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento profissional. Com uma metodologia de Teacher Design Research, procura-se que os professores inovem as suas práticas, criando e implementando atividades experimentais hands-on relacionadas com estes tópicos. A recolha de dados foi feita através de observações, entrevistas, focus group, bem como portefólios realizados pelos professores. Serão apresentados três estudos de caso de professores, procurando identificar quais são os conhecimentos que se destacaram no seu desenvolvimento profissional, ao participarem neste programa de formação.
A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa dos dados, conclui-se que são vários os conhecimentos para implementar com eficácia o ensino experimental das Ciências. Estes conhecimentos vão desde Conhecimento do Currículo, do Conteúdo da Matéria a Ensinar, Tecnológico, ou Pedagógico, entre outros. Relativamente ao ensino das Ciências destacamos o Conhecimento de Conteúdo da Matéria a Ensinar, como sendo basilar para a motivação e confiança dos professores para inovarem as suas práticas, bem como o Conhecimento Pedagógico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.