QUAL O CONHECIMENTO PARA IMPLEMENTAR O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS?

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentos dos professores, desenvolvimento profissional, ensino experimental das ciências, ensino básico

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar quais são os conhecimentos para implementar o ensino experimental das ciências, nos primeiros anos de escolaridade. Face a um declínio no interesse dos jovens pelas Ciências, vários estudos têm demonstrado que a exposição a atividades experimentais de Ciências, ao nível do ensino básico, tem um impacto positivo nos estudantes, despertando o seu interesse por estas áreas.

Os professores desempenham um papel fundamental na renovação da educação científica e tecnológica. Nesse sentido, foram criados programas de formação em Matemática, Ciências e Tecnologia, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento profissional. Com uma metodologia de Teacher Design Research, procura-se que os professores inovem as suas práticas, criando e implementando atividades experimentais hands-on relacionadas com estes tópicos. A recolha de dados foi feita através de observações, entrevistas, focus group, bem como portefólios realizados pelos professores. Serão apresentados três estudos de caso de professores, procurando identificar quais são os conhecimentos que se destacaram no seu desenvolvimento profissional, ao participarem neste programa de formação.

A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa dos dados, conclui-se que são vários os conhecimentos para implementar com eficácia o ensino experimental das Ciências. Estes conhecimentos vão desde Conhecimento do Currículo, do Conteúdo da Matéria a Ensinar, Tecnológico, ou Pedagógico, entre outros. Relativamente ao ensino das Ciências destacamos o Conhecimento de Conteúdo da Matéria a Ensinar, como sendo basilar para a motivação e confiança dos professores para inovarem as suas práticas, bem como o Conhecimento Pedagógico.

Biografia do Autor

António Manuel Dias Domingos, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCTUNL, tendo trabalhado anteriormente no Departamento de Matemática da FCTUNL, onde ainda colabora. Coordenador da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) e do Programa Doutoral em Ciências da Educação. Tem investigado e orientado trabalhos na área da Educação Matemática, com especial enfoque para a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Maria Cristina Oliveira Costa, Instituto Politécnico de Tomar

Maria Cristina Costa is a mathematics teacher from the Mathematics and Physics Department at the Instituto Politécnico de Tomar. She is, also, a teacher educator and a researcher from the UIED. Since 2013 is the Head of the Academy of Science, Art and Heritage (www.academiacap.ipt.pt).

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Domingos, A. M. D., & Costa, M. C. O. (2018). QUAL O CONHECIMENTO PARA IMPLEMENTAR O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS?. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4877