REVISTA CONTROVÉRSIAS: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE CTS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS POR MEIO DE UMA REVISTA DIGITAL

Autores

  • Richard Alves
  • Giselle Rôças

Palavras-chave:

controvérsias, CTS, ensino de ciências, formação continuada, revista digital

Resumo

O produto educacional que este artigo se propõe a apresentar é uma oficina sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na forma de uma revista digital, fruto de pesquisas para dissertação de mestrado profissional em Ensino de Ciências (EC) que foi realizada com docentes que atuam com o ensino de ciências nas séries iniciais em uma escola do município de Paracambi. O estudo teve uma abordagem qualitativa que optou como instrumento de coleta pela utilização de questionários com perguntas abertas, a observação participante e transcrições de gravações em áudio e vídeo, apreciados pela análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados demostraram que as professoras atribuíam uma visão ingênua, de senso comum e neutra à ciência e a tecnologia; no entanto, a participação delas na oficina proposta revelou uma mudança de olhar sobre EC tradicional, desenvolvendo características como reflexão, discussão, participação, criticidade e conscientização, tanto nas discussões teóricas quanto na vivência da atividade proposta de controvérsia controlada. Esperamos que a divulgação da oficina sobre CTS por meio de uma revista digital possa contribuir para que outros professores reflitam sobre o ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Alves, R., & Rôças, G. (2018). REVISTA CONTROVÉRSIAS: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE CTS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS POR MEIO DE UMA REVISTA DIGITAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4879