HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO MANUAL DO PROFESSOR: COLEÇÃO MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Palavras-chave, História da Matemática. Livro didático de matemática. Manual do professor. PNLD. Ensino médio.Resumo
Nesta pesquisa objetivamos identificar e classificar a presença da História da Matemática no manual do professor das seis coleções de Livros Didáticos de Matemática de Ensino Médio, recomendadas pelo Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, a fim de verificar de que maneira a História da Matemática aparece no Manual do Professor. Esta proposta é motivada pela importância atribuída ao uso da História da Matemática como ferramenta na construção do conhecimento por diversos estudiosos, pela recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de que essa estratégia seja utilizada com o objetivo de propiciar uma aprendizagem significativa, não apenas como uma curiosidade presente no início ou fim de cada tópico, e pelo fato de o Guia do PNLD levá-la em conta ao avaliar os livros a serem adotados pelos docentes. O método adotado foi o proposto e utilizado por Bianchi (2006) para classificar as aparições da História nesses materiais. Deste modo, definimos nossa questão de pesquisa por: “como a História da Matemática aparece no manual do professor das coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovadas pelo guia do PNLD de 2015?”. Entre os resultados, verificamos que a maior parte das menções se caracteriza como uso da História da Matemática como informação, o que vem sendo verificado em outras pesquisas que analisaram livros didáticos, mas uma das coleções analisadas obteve um total de 34,5% de menções classificadas como Estratégia Didática, o que pode ser considerado um resultado bastante positivo.
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