CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS UTILIZANDO RÉGUA E COMPASSO E SOFTWARES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Geometria. Desenho Geométrico. Tecnologias. GeoGebraResumo
O texto aqui apresentado é parte do Produto Educacional intitulado “Construções Geométricas Utilizando Régua e Compasso e Software Geogebra”, que foi oriundo de pesquisas realizadas na dissertação de mestrado “Tecnologias Utilizadas na Formação de Professores nas Disciplinas de Geometria e Desenho Geométrico na Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1980 e 2010: enfoque histórico e epistemológico”, apresentada ao programa do Mestrado Profissional em Educação Matemática, na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. A pesquisa teve por objetivo estudar, do ponto de vista histórico e epistemológico, a presença das Tecnologias na trajetória das disciplinas de Geometria e de Desenho Geométrico integrantes da formação de professores que lecionam Matemática. Desta forma, o objetivo do produto educacional é levar os professores a refletirem sobre a influência das tecnologias, mais precisamente sobre do uso dos softwares educacionais no ensino de Geometria e Desenho Geométrico na formação docente. Sendo assim, propomos neste produto algumas atividades com construções geométricas utilizando-se de régua e compasso e do software GeoGebra, de modo que os professores possam perceber as diferenças entre ambos os meios utilizados. Por fim, são propostas algumas questões para refletir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.