VISUALIZAÇÃO E IMAGEM DE CONCEITO NO CASO DA INTEGRAL DE LINHA

Autores

  • Juliano Cezar Ferreira IF Sudeste MG
  • Orestes Piermatei Filho UJFJ

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pensamento Matemático Avançado, Cálculo Diferencial e Integral.

Resumo

Este artigo discute e analisa imagens e definições de conceito referentes a Integral de Linha registradas por estudantes em tarefas com questões matemáticas para serem respondidas com o auxílio do software Maple. A teoria da Imagem de Conceito de David Tall (TALL, 1981) foi empregada como embasamento teórico para a análise dos dados coletados pelos participantes da pesquisa. As respostas escritas nos formulários e os diálogos coletados durante a pesquisa de campo revelaram o modo como um estímulo diferente na fase de apresentação do conceito pode favorecer novas compreensões para a Integral de Linha de Campos Vetoriais. O estímulo em questão favorecido pelo software seria a visualização de objetos matemáticos que constituem a noção da Integral de Linha de Campos Vetoriais. O estímulo visual proporcionado pela construção do objeto matemático na janela de visualização do software parece ter modificado o modo como o estudante concebe a Integral de Linha. Além disso, a partir das análises foi possível identificar, em alguns relatos, indícios de uma estratégia desenvolvida na resolução de problema estimuladas pelo processo de visualização.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Ferreira, J. C., & Filho, O. P. (2018). VISUALIZAÇÃO E IMAGEM DE CONCEITO NO CASO DA INTEGRAL DE LINHA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4923