VISUALIZAÇÃO E IMAGEM DE CONCEITO NO CASO DA INTEGRAL DE LINHA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Pensamento Matemático Avançado, Cálculo Diferencial e Integral.Resumo
Este artigo discute e analisa imagens e definições de conceito referentes a Integral de Linha registradas por estudantes em tarefas com questões matemáticas para serem respondidas com o auxílio do software Maple. A teoria da Imagem de Conceito de David Tall (TALL, 1981) foi empregada como embasamento teórico para a análise dos dados coletados pelos participantes da pesquisa. As respostas escritas nos formulários e os diálogos coletados durante a pesquisa de campo revelaram o modo como um estímulo diferente na fase de apresentação do conceito pode favorecer novas compreensões para a Integral de Linha de Campos Vetoriais. O estímulo em questão favorecido pelo software seria a visualização de objetos matemáticos que constituem a noção da Integral de Linha de Campos Vetoriais. O estímulo visual proporcionado pela construção do objeto matemático na janela de visualização do software parece ter modificado o modo como o estudante concebe a Integral de Linha. Além disso, a partir das análises foi possível identificar, em alguns relatos, indícios de uma estratégia desenvolvida na resolução de problema estimuladas pelo processo de visualização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.