A METODOLOGIA COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: O ALUNO COMO CONSTRUTOR DE SUA APRENDIZAGEM

Autores

  • Camila Simone da Silva Universidade Luterana do Brasil
  • Everton Bedin Universidade Luterana do Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Trabalho Cooperativo. Aprendizagem Autônoma. Química.

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar o planejamento, o desenvolvimento e a reflexão de práticas pedagógicas à luz da metodologia cooperativa no ensino de química, viabilizando a ação de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio como protagonistas da validação desta proposta para a própria construção sócio-científica. Os dados foram coletados durante 10horas/aula de observação e 40horas/aula de prática docente, sendo que nestas foi desenvolvido um projeto de ensino-aprendizagem à luz do trabalho cooperativo. A coleta destes dados ocorreu por meio da observação participante e do diário de bordo, traçando-se um perfil significativo sobre as práticas desenvolvidas e a metodologia adotada. A partir desse estudo, foi possível verificar a importância do trabalho cooperativo na interação social e no desenvolvimento cognitivo dos alunos, confirmando a intuição de que os conteúdos químicos podem ser trabalhados de forma menos tradicional, instigando a participação ativa e autônoma do aluno no decorrer da construção do próprio conhecimento. Portanto, sugere-se que a metodologia de cooperação em sala de aula seja desenvolvida com urgência nas escolas, já que se configurou como um meio de fazer com que os estudantes entendessem o verdadeiro sentido de aprender com o outro por meio da dialogicidade, da troca e da valorização de ideias e saberes.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Silva, C. S. da, & Bedin, E. (2019). A METODOLOGIA COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: O ALUNO COMO CONSTRUTOR DE SUA APRENDIZAGEM. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4938