A METODOLOGIA COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: O ALUNO COMO CONSTRUTOR DE SUA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Trabalho Cooperativo. Aprendizagem Autônoma. Química.Resumo
Neste artigo objetiva-se apresentar o planejamento, o desenvolvimento e a reflexão de práticas pedagógicas à luz da metodologia cooperativa no ensino de química, viabilizando a ação de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio como protagonistas da validação desta proposta para a própria construção sócio-científica. Os dados foram coletados durante 10horas/aula de observação e 40horas/aula de prática docente, sendo que nestas foi desenvolvido um projeto de ensino-aprendizagem à luz do trabalho cooperativo. A coleta destes dados ocorreu por meio da observação participante e do diário de bordo, traçando-se um perfil significativo sobre as práticas desenvolvidas e a metodologia adotada. A partir desse estudo, foi possível verificar a importância do trabalho cooperativo na interação social e no desenvolvimento cognitivo dos alunos, confirmando a intuição de que os conteúdos químicos podem ser trabalhados de forma menos tradicional, instigando a participação ativa e autônoma do aluno no decorrer da construção do próprio conhecimento. Portanto, sugere-se que a metodologia de cooperação em sala de aula seja desenvolvida com urgência nas escolas, já que se configurou como um meio de fazer com que os estudantes entendessem o verdadeiro sentido de aprender com o outro por meio da dialogicidade, da troca e da valorização de ideias e saberes.Downloads
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Silva, C. S. da, & Bedin, E. (2019). A METODOLOGIA COOPERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: O ALUNO COMO CONSTRUTOR DE SUA APRENDIZAGEM. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4938
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.