RECURSOS E METODOLOGIAS INDISPENSÁVEIS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Fábio Garcia Bernardo Instituto Benjamin Constant Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wagner Rohr Garcez Instituto Benjamin Constant
  • Rodrigo Cardoso dos Santos Secretaria Estadual de Educação RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Recursos didáticos. Metodologias. Deficientes Visuais.

Resumo

Os documentos oficiais e os recentes avanços da legislação buscam assegurar e garantir a oferta de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino e a adoção de projetos pedagógicos que institucionalizem o atendimento educacional especializado. Dessa forma, buscamos neste trabalho, apresentar e discutir a utilização de recursos didáticos imprescindíveis ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Visual (DV), estendendo e ampliando essas concepções para além dos objetos materiais, incluindo ainda as metodologias, a interação aluno-professor e algumas tecnologias assistivas que podem minimizar as dificuldades desses alunos no aprendizado de matemática. O trabalho se propõe a familiarizar o professor com a leitura e escrita matemática em braille, com a produção de material grafo-tátil acessível e uma breve apresentação dos softwares Braille Fácil e Monet, como recursos úteis ao professor que atua/atuará com alunos com DV. Apresentaremos um viés qualitativo de investigação que busca descrever os recursos e as metodologias utilizadas por seus autores no ensino de matemática para alunos com DV, que teve como local de observação o Instituto Benjamin Constant, uma escola especializada no ensino de alunos com DV. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar que os alunos compreenderam os conceitos e procedimentos apresentados, desenvolveram habilidades de interpretação, além de apropriada organização de dados para a solução dos problemas propostos. Os alunos puderam participar ativamente de todo o contexto das aulas, além de serem capazes de se posicionar criticamente frente às discussões propostas e desencadeadas pelos conteúdos trabalhados.

Biografia do Autor

Fábio Garcia Bernardo, Instituto Benjamin Constant Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestrado em Novas tecnologias no ensino de Ciências e Matemática - Cefet-RJ

Doutorando em Ensino de Matemática e Física - PEMAT - UFRJ

Membro dos Grupos de Pesquisa: 

* Ensino de Matemática para alunos cegos e para alunos Surdos - Projeto Fundão - UFRJ

* BioQuimMat: O conhecimento ao alcance das mãos - IBC

Wagner Rohr Garcez, Instituto Benjamin Constant

Professor do Instituto Benjamin Constant IBC

Mestre pelo ProfMat - IMPA

Membro dos Grupos de Pesquisa: Ensino de Matemática para alunos cegos e para alunos Surdos - Projeto Fundão - UFRJ

Rodrigo Cardoso dos Santos, Secretaria Estadual de Educação RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Matemática - PEMAT UFRJ

Professor substituto do Instituto de Matemática UFRJ

Professor da Secretaria Estadual de Educação RJ

Doutorando em Ensino de Matemática e Física - PEMAT - UFRJ

Membro dos Grupos de Pesquisa: Ensino de Matemática para alunos cegos e para alunos Surdos - Projeto Fundão - UFRJ

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Bernardo, F. G., Garcez, W. R., & Santos, R. C. dos. (2019). RECURSOS E METODOLOGIAS INDISPENSÁVEIS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4970