RECURSOS E METODOLOGIAS INDISPENSÁVEIS AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Keywords:
Ensino de Matemática. Recursos didáticos. Metodologias. Deficientes Visuais.Abstract
Os documentos oficiais e os recentes avanços da legislação buscam assegurar e garantir a oferta de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino e a adoção de projetos pedagógicos que institucionalizem o atendimento educacional especializado. Dessa forma, buscamos neste trabalho, apresentar e discutir a utilização de recursos didáticos imprescindíveis ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Visual (DV), estendendo e ampliando essas concepções para além dos objetos materiais, incluindo ainda as metodologias, a interação aluno-professor e algumas tecnologias assistivas que podem minimizar as dificuldades desses alunos no aprendizado de matemática. O trabalho se propõe a familiarizar o professor com a leitura e escrita matemática em braille, com a produção de material grafo-tátil acessível e uma breve apresentação dos softwares Braille Fácil e Monet, como recursos úteis ao professor que atua/atuará com alunos com DV. Apresentaremos um viés qualitativo de investigação que busca descrever os recursos e as metodologias utilizadas por seus autores no ensino de matemática para alunos com DV, que teve como local de observação o Instituto Benjamin Constant, uma escola especializada no ensino de alunos com DV. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar que os alunos compreenderam os conceitos e procedimentos apresentados, desenvolveram habilidades de interpretação, além de apropriada organização de dados para a solução dos problemas propostos. Os alunos puderam participar ativamente de todo o contexto das aulas, além de serem capazes de se posicionar criticamente frente às discussões propostas e desencadeadas pelos conteúdos trabalhados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.