GEOGEBRA BOOK, SMARTPHONES E LADRILHAMENTOS NO PLANO

Autores

  • Thiago de Azevedo Unigranrio
  • Agnaldo Esquincalha UERJ, PEMAT/UFRJ
  • Abel Lozano Unigranrio

Palavras-chave:

Ladrilhamentos no Plano, GeoGebra Book, Videotutoriais.

Resumo

Considerando a importância da integração de tecnologias digitais em sala de aula, este texto objetiva apresentar o produto educacional GeoGebra Book intitulado “Ladrilhamento no Plano com o uso do software GeoGebra” em dispositivos móveis com telas sensíveis ao toque para explorar conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental. Um GeoGebra Book é um livro digital, desenvolvido e disponibilizado gratuitamente na web, em que é possível, de maneira hipertextual, relacionar textos, vídeos, áudios, atividades desenvolvidas no GeoGebra, além de outros recursos digitais. O produto em questão consistiu de videotutoriais e atividades de ladrilhamento no plano utilizando polígonos regulares e irregulares com o GeoGebra. Foram realizados seis encontros com 40 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na Baixada Fluminense, para a implementação de sequências didáticas que exploraram videotutoriais e atividades de ladrilhamento com o GeoGebra. Foi possível perceber a efetividade do produto educacional, despertando o interesse dos alunos pelo pensar e fazer matemática de forma reflexiva, por meio de experimentações com o GeoGebra em smartphones.

Biografia do Autor

Agnaldo Esquincalha, UERJ, PEMAT/UFRJ

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ, Especialista em Instrumentação para o Ensino de Matemática pela UFF e Licenciado em Matemática pela UFRRJ. Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atua ainda como bolsista da Fundação CECIERJ, coordenando a Área de Matemática da Diretoria de Extensão. Nos últimos anos, atuou como Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio e do Departamento de Engenharia Mecânica da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Foi Coordenador de Tutoria de Matemática no Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, parceria da FGV com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da SEEDUC-SP, Coordenador Geral de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação a Distância do LANTE-UFF/UAB, Tutor em Cursos de Formação Continuada em Matemática para Professores das Séries Iniciais, Coordenador da Área de Matemática do Departamento de Mídias Digitais da Diretoria de Material Didático da Fundação CECIERJ e, Professor Substituto do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, dos Departamentos de Formação de Professores, Educação Matemática e, Matemática e Desenho da UERJ, e do Departamento de Matemática da UFRRJ, além de ter lecionado na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Matemática, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, com ênfase na Formação do Professor de Matemática, Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Mediação Pedagógica e Gestão de Cursos a Distância, e com Ensino de Cálculo a uma e várias variáveis, Álgebra Linear, Estruturas Algébricas e Equações Diferenciais

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

de Azevedo, T., Esquincalha, A., & Lozano, A. (2018). GEOGEBRA BOOK, SMARTPHONES E LADRILHAMENTOS NO PLANO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5030