INTERAÇÕES DISCURSIVAS E A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FOTOTROPISMO
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Interações Discursivas. Elaboração do ConhecimentoResumo
Presente artigo tem como principal objetivo: analisar as interações discursivas ocorridas durante uma atividade com alunos do Ensino Médio de uma escola particular do Município de Apucarana, Paraná, no que tange a elaboração do conhecimento sobre fototropismo. Foi realizado um experimento com feijões no qual os alunos observaram a curvatura do vegetal em direção à luz e a influencia deste fator no estimulo e concentração do fito hormônio. Os resultados obtidos indicam que as interações discursivas entre a professora e os seus alunos ocorreu sem abordagem comunicativa de autoridade por parte da professora, o que propiciou que os alunos atribuíssem os seus significados já construídos ao fenômeno estudado e em um processo de negociação ajudado pela professora elaborassem o conhecimento sobre fototropismo compartilhando os novos significados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.