INTERAÇÕES DISCURSIVAS E A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FOTOTROPISMO

Autores

  • Alvaro Lorencini Júnior
  • Alessandra Maziero Lalin Soato

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Interações Discursivas. Elaboração do Conhecimento

Resumo

Presente artigo tem como principal objetivo: analisar as interações discursivas ocorridas durante uma atividade com alunos do Ensino Médio de uma escola particular do Município de Apucarana, Paraná, no que tange a elaboração do conhecimento sobre fototropismo. Foi realizado um experimento com feijões no qual os alunos observaram a curvatura do vegetal em direção à luz e a influencia deste fator no estimulo e concentração do fito hormônio. Os resultados obtidos indicam que as interações discursivas entre a professora e os seus alunos ocorreu sem abordagem comunicativa de autoridade por parte da professora, o que propiciou que os alunos atribuíssem os seus significados já construídos ao fenômeno estudado e em um processo de negociação ajudado pela professora elaborassem o conhecimento sobre fototropismo compartilhando os novos significados.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Lorencini Júnior, A., & Maziero Lalin Soato, A. (2019). INTERAÇÕES DISCURSIVAS E A ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FOTOTROPISMO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5047