ESTUDO DE FUNÇÕES TRANSCENDENTES USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

Palavras-chave:

Funções Transcendentes. GeoGebra. Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho aborda os resultados de uma pesquisa, cuja temática são tópicos de funções transcendentes, realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física. A metodologia utilizada contempla os parâmetros da sequência didática, embasada nas ideias de Zabala (1998). Para a realização da pesquisa, foi oferecido um curso em que se propôs sequências didáticas com ênfase no tratamento gráfico, com o uso das mídias lápis e papel e do software GeoGebra. Procurou-se identificar o modo como as tecnologias digitais podem contribuir para a melhoria da Educação Matemática. Realizou-se uma abordagem mista para o levantamento e análise de dados, através de questionários e observações feitas no curso. Assim, verificou-se as reflexões, dúvidas e defasagens de aprendizagem apresentadas pelos acadêmicos, possibilitando observar a relevância da utilização das tecnologias digitais na formação de professores atualmente, e como a integração dessas ferramentas ao ensino e aprendizagem de Matemática, podem contribuir para melhorias educacionais significativas.

Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014). Mestre em Ensino de Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.

Acárem Chrísler Ferreira dos Santos, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Graduada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Macêdo, J. A. de, & Santos, A. C. F. dos. (2019). ESTUDO DE FUNÇÕES TRANSCENDENTES USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5115